15.05.18 Harmonizações

Café da Manhã Regional

«
»

Café da manhã - Como o nome já diz, o café é um elemento indispensável, afinal, para nós brasileiros, o café é o patrimônio que se bebe.

Os especialistas da Nespresso testaram diversas combinações e dão dicas que agradam a todos os paladares e regiões do Brasil.

Tradicionalmente na maior região em área, a gastronomia no Norte predomina a alimentação indígena e amazônica, que reflete na mesa do café da manhã, com bolos de cupuaçu e macaxeira, banana da terra frita, geleia de bacuri, mingau de carimã (farinha de mandioca) e o suco de açaí. Para acompanhar esses sabores do norte, a dica do especialista é o café Vivalto Lungo, que possui notas frutadas e torradas.

A região Nordeste com forte influência portuguesa, espanhola e africana, predomina sabores intensos e marcantes. No café da manhã é comum encontrarmos bolo de rolo, cuscuz de milho com manteiga de garrafa ou molhado no leite, além da tapioca, ou biju com carne seca e o queijo coalho. Para acompanhar toda essa intensidade da mesa nordestina, a dica é o Envivo Lungo, um café robusto que garante uma dose extra de cafeína.

A região Centro-Oeste, por ser uma região pantaneira, as pessoas saem para trabalhar no campo bem cedo e o período que ficam sem se alimentar é muito longo, então, eles precisam de um café da manhã que traga bastante energia. Temos elementos mais leves como a chipa (uma espécie de pão de queijo), o biscoito coquinho paraguaio, broa, bolo de arroz, bolo de castanha de pequi, ou pratos mais reforçados (quase almoço) como o quebra torto (arroz carreteiro, carne, linguiça, ovos) servido cedo por volta das 5h da manhã. Para combinar com essa diversidade, indicamos o Fortíssio Lungo e Envivo Lungo.

A maior região produtora de café, um item onipresente em todas as mesas: é o próprio café. Na região Sudeste temos desde o queijo fresco e curado, pão de queijo e geleias, típicos na mesa do mineiro, até o ovo frito com toucinho e cuscuz paulista do interior de são paulo. Uma combinação que se adequa ao estilo de vida mais cosmopolita é o pão na chapa com pingado, um verdadeiro clássico paulistano. Para tal, a dica é o Linízio Lungo que combina perfeitamente com leite.

Por conta da influência europeia, principalmente alemã, a primeira refeição do dia da região Sul lembra os cafés coloniais com mesas fartas e uma variedade grande de alimentos. Embutidos como salames, defumados, compotas, queijo e a famosa cuca (bolo de frutas com uma farofa crocante por cima) e diversos tipos de mel. O Bukeela ka Ethiopia Lungo é leve, com uma nota fresca e delicada, que vai bem tanto com as geleias quanto com os bolos.

Indicamos o café Lungo (110 ml), pois além de ter a medida ideal para combinar com diversos alimentos consumidos de manhã, extrai mais cafeína, uma dose extra de energia para seu dia.

Encontre o melhor café Nespresso para você: https://www.nespresso.com/br/pt/meu-cafe-da-manha-ideal

Crie e experimente outras combinações, são 24 opções de cafés e milhares de possibilidades para seu café da manhã.

#NespressoExpert

Por Nespresso Expertise Center