Você está aqui : Homepage > Pessoas > DAN KATZ UM ECOLOGISTA GUERREIRO À SERVIÇO DA BIODIVERSIDADE

DAN KATZ UM ECOLOGISTA GUERREIRO À SERVIÇO DA BIODIVERSIDADE

Nespresso Parceiros

Há mais de 25 anos, a Rainforest Alliance conseguiu criar uma cadeia de colaboração internacional ao serviço das florestas
tropicais e dos seus habitantes.
A ferramenta chave para esta ONG: uma certificação para fazendas formadas em cultura sustentável e café de qualidade, em linha com o Programa Nespresso AAA Sustainable QualityTM.


PORQUE E COMO FUNDOU A RAINFOREST ALLIANCE?

D. K. No final dos meus estudos em 1984, eu e os meus amigos percebemos que o público não tinha conhecimento do fenómeno da desflorestação tropical: fauna e flora ameaçadas de extinção e os povos indígenas a defender-se sem voz... em 1987, organizámos a primeira conferência internacional em Nova York sobre a situação atual e esperanças futuras para preservar florestas tropicais ameaçadas. Cinquenta partes interessadas, incluindo funcionários do governo e líderes empresariais apresentaram-se para... 700 ouvintes em torno da questão: Que soluções podemos implementar para proteger uma biodiversidade e uma humanidade em perigo? Após a conferência, desenvolvemos a ideia de certificação. O nosso compromisso e paixão permitiram-nos superar todos os obstáculos. Desde então, tornou-se o estilo da Rainforest Alliance: uma filosofia de ação.

DESDE QUANDO TRABALHA COM A NESPRESSO?

D. K. Em 2003, decidimos trabalhar juntos para desenvolver o Programa AAA. É uma série de recomendações para o uso dos agricultores, entre outros para ajudar a produzir um café de alta qualidade, preservando os recursos naturais dos quais dependem as suas fazendas, e mantendo relações equitativas com as comunidades locais. Este plano estratégico, único na indústria, baseia-se em garantir vantagens para todos: é bom para o planeta, para os agricultores, mas também para os Membros do Clube Nespresso que têm acesso a um café excecional em termos de sabor, ecológico e ético. Este é o significado do Selo de Sustainable Quality. Apenas 1-2% da produção mundial atingiu esta qualidade.

A QUE NÍVEL INTERVÉM NO PROCESSO?

D. K. Enquanto a Nespresso traz o seu conhecimento sobre a seleção e aperfeiçoamento dos melhores cafés, a nossa experiência centra-se em práticas agrícolas próprias: trabalhamos com os produtores que optam por adotar um modelo sustentável. Quando esses produtores estão prontos, as suas parcelas obtêm a certificação da Rainforest Alliance.

O QUE SIGNIFICA A CERTIFICAÇÃO PARA UM PRODUTOR DE CAFÉ E COMO É QUE A OBTÉM?

D. K.  A certificação Rainforest Alliance garante um café cultivado em plantações cuja floresta é preservada. Isto significa que os trabalhadores rurais são pagos decentemente e tratados com respeito, com acesso a educação e cuidados médicos. Um agricultor que deseja obter o nosso selo deve cumprir uma série de condições. Incluindo a adoção de técnicas agrícolas que respeitem o meio ambiente e garantam aos trabalhadores alcançar todos os direitos e benefícios que começam com um salário decente. Especificamente, confiamos ao agricultor uma lista de critérios e acompanhamo-lo ao longo do tempo: um consultor estuda com ele os passos onde a cultura foi bem realizada e as que necessitam de atenção especial. Limpar o solo. A eliminação de resíduos. Relações com os funcionários da empresa. Nada é deixado ao acaso. Uma vez que a empresa é certificada, ajudamo-la à penetrar num mercado premium com um preço de compra mais elevado do café tradicional.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS NO TERRENO?

D. K. Alcançar todos esses produtores que na maioria vivem em áreas remotas, trabalhando em parcelas muito pequenas e recursos limitados. Persuadí-los explicando-lhes o nosso trabalho e também os benefícios de contribuir para a melhoria social e ambiental exigidas pelo programa. O nosso objetivo: que eles se apropriem dessa lógica de sustentabilidade. Para criar soluções a nível local, com as pessoas que passam por mais dificuldades, é essencial construir a nossa imagem nesses países, para que as pessoas saibam que podem trabalhar lado a lado connosco, em confiança total.

COMO SE INSCREVE A NESPRESSO NESSA PARCERIA?

D. K. A Nespresso trabalha tanto a montante como a jusante da cadeia de valor de uma poderosa herança de café. No terreno, concentra os seus esforços para que a maioria das fazendas com as quais colabora integrem o programa AAA. Uma garantia de desenvolvimento de uma fonte sustentável de excelentes cafés. Além disso, definimos objetivos comuns num número de fazendas selecionadas. A jusante, a Nespresso faz um trabalho de informação com os fãs dos Grands Crus: bom café, cultivado seguindo a carta que definimos juntos, é uma vantagem para o meio ambiente. Plantações florestais certificadas fornecem zonas tampão ricas em biodiversidade. A isso se chama um círculo virtuoso.



A NESPRESSO TRAZ O SEU CONHECIMENTO SOBRE O CULTIVO DOS MELHORES CAFÉS, A NOSSA EXPERIÊNCIA CENTRA-SE EM PRÁTICAS AGRÍCOLAS PRÓPRIAS.


Textos Nadia Hamam Fotografias Olivier Gachen e Maggie Lear



Tradio oral

Nespresso

Tradição oral

Ler Ler

Arquivos

Todas as pessoas Ver Ver

© Nestlé Nespresso S.A. 2010 . Nespresso Policy . Terms & Conditions . Sobre nós . Credits . Nespresso Websites
Opsone Fcinq