Você está aqui : Homepage > Desporto > Francesco De Angelis

Francesco De Angelis

O purista

O napolitano Francesco De Angelis é uma figura proeminente da vela italiana, um cavalheiro que sabe glorificar os adversários do passado - a equipa neozelandesa apoiada pela Nespresso - e partilhar a sua paixão pelos barcos, a competição e o mar.


Francesco De Angelis foi o criador de três campanhas para a America’s Cup, cuja estreia, em 1999-2000, foi tão brilhante como o casco prateado de Luna Rossa, o grande monocasco que ele obstruía.

Na época, milhares de tifosi provocavam agitação noturna em frente à televisão para assistir à vitória do marinheiro napolitano na Louis Vuitton Cup, no termo de uma competição extremamente renhida nas águas de Auckland, Nova Zelândia. “Um verdadeiro combate de rua”, recorda-se ele. Nesse dia, Francesco De Angelis é o único navegador transalpino a ter disputado uma final da America’s Cup. Uma proeza sem jactância, que não lhe inspira mais orgulho do que os seus primeiros troféus de juventude conquistados no Mediterrâneo. A sua combatividade na água, o seu charme discreto e a sua delicadeza em terra fizeram dele a personificação do velejador dos tempos modernos. Dotado de uma classe natural. “É um cavalheiro”, dir-lha-ão aqueles que trabalham com ele. “Não sei bem o que isso significa”, responde modestamente o interessado. Imagino que o objectivo de cada um de nós é progredir na vida. Se cavalheiro quer dizer bem educado, justo, honesto, então sim, é a minha tendência.”

Aos 52 anos, De Angelis continua inscrito no clube de vela da sua infância (o CRV Italia de Nápoles). Ele continua a navegar os mares, mas seguramente mais depois da Taça. Uma nova “squadra azzurra” prepara sem ele esta 34ª edição, em Auckland, na companhia da Emirates Team New Zealand, o adversário de ontem que se tornou parceiro de treino. Um respeitável apoiante italiano, Francesco De Angelis terá um pensamento para a equipa nacional. No entanto, o seu coração bate pelos seus melhores inimigos de outrora. Em primeiro lugar, porque os kiwis são “os mais bem preparados” diz ele. Mas também porque estreitou laços com eles, durante os seis anos que passou no país da longa nuvem branca. Entre 1997 e 2003, os seus dois filhos frequentaram as escolas de Auckland e aí aprenderam a jogar rugby, um desporto que continuam a praticar em Milão. Em 2000, o governo neozelandês condecorou-o Oficial da Ordem Nacional de Mérito. Lá, a equipa de De Angelis descobriu afinidades com a arte de viver à moda neozelandesa, espécie de dolce vita dos antípodas. “Os Neozelandeses vivem muito no exterior, num ambiente magnífico. Eles dedicam muita energia e seriedade ao seu trabalho, mas também dão importância aos vizinhos, à família, aos amigos. É um bom equilíbrio.” Para não desperdiçar nada, eles são apreciadores de Espressos bem cerrados, tendência Ristretto. “Mas não é somente pelo prazer de beber um café de qualidade. O que conta para eles, é partilhá-lo em boa companhia.” Partilhar e transmitir a sua paixão, é o que faz Francesco De Angelis na qualidade de embaixador de vela da Nespresso, desde que o seu programa desportivo lhe deixe tempo para isso. Do que ele mais gosta, são as bases puras deste desporto: harmonizar com os elementos que são a água e o ar, prever o tempo que fará, desenvolver ferramentas tecnológicas, dar provas de disciplina, refletir, tomar decisões estratégicas e, sobretudo, permanecer ligado à natureza. Mais tarde, ele vê-se a regressar a uma prática despojada de qualquer aparato: competir em pequenos barcos muito simples, com os seus amigos e filhos. Como um regresso às origens.


Francesco De Angelis



Nasceu em Nápoles a 11 de setembro de 1960, tem 2 filhos, vive em Milão.

PROEZAS: 6 títulos de campeão mundial. Vencedor da Admiral’s Cup em 1995.

A SAGA AMERICA’S CUP-LUNA ROSSA

2000: Vencedor da Louis Vuitton Cup. Finalista da America’s Cup contra a equipa

Team New Zealand. Nomeado oficial da Ordem Nacional do Mérito neozelandesa (ONZM).

2003: Semifinalista da Louis Vuitton Cup.

2007: Finalista da Louis Vuitton Cup contra a Emirates Team New Zealand.


Nespresso e a America’s Cup



A Nespresso é parceira da America’s Cup aproximadamente dez anos. Para a 34ª edição, que se realizará este verão em São Francisco, a Nespresso será o Café Oficial do evento. No âmbito desta competição de prestígio, a marca também está muito orgulhosa por apoiar a Emirates Team New Zealand.

Mais informações em  www.nespresso.com/americascup


Texto Camille El Beze Fotografias Francesco Ferri/Seaway/Nespresso and Chris Cameron/ETNZ



Fascnio  Ryder Cup

Nespresso

Fascínio Ryder Cup

Ler Ler

Arquivos

Todos os desportos Ver Ver

© Nestlé Nespresso S.A. 2010 . Nespresso Policy . Terms & Conditions . Sobre nós . Credits . Nespresso Websites
Opsone Fcinq