Você está aqui : Homepage > Saborear > Elogio da sombra

Elogio da sombra

Não existe só a genovesa, introduzida no século XVI, por missionários portugueses, da qual os japoneses se tornaram apreciadores.
Pastel de chá verde, areado de sésamo, cheesecake de yuzu… é de crer que o estrangeiro se projeta em sombras chinesas no que respeita à sua pastelaria.




MADALENAS DE CHÁ VERDE E DECAFFEINATO INTENSO

Para 6 pessoas

Preparação: 10 min - Cozedura: 15-20 min

Ingredientes: 6 cápsulas de Decaffeinato Intenso (6 x 40 ml).

Para cerca de 18 madalenas: 150 g de manteiga - 5 claras de ovos - 180 g de açúcar em - 50 g de farinha - 80 g de amêndoas em - 5 g de chá verde matcha (2 colh. de café rasas) - 1 colh. de café de mel líquido - 1 pitada de flor de sal.

Derreta a manteiga num tacho até ferver e soltar um odor de avelã. Retire-a do lume e deixe arrefecer. Bata as claras para ficarem em espuma, mas não em castelo. Adicione o açúcar em , a farinha, as amêndoas, o chá verde, o mel e o sal. Misture bem, depois verta a manteiga derretida filtrando-a através de um pequeno coador. Mexa novamente. Ligue o forno a 180° C (termostato 6), verta a massa nas formas para madalenas colocadas sobre o tabuleiro do forno. Deixe cozer 15 a 20 min. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Acompanhe com um latte macchiato, preparado com um Decaffeinato Intenso.

Copo de receitas e colher Glass Recipe (Nespresso). Conjunto de mesa (CFOC).





        


BOLACHAS DE SÉSAMO, CREME DE CAFÉ E DHARKAN

Para 6 pessoas

Preparação: 10 min - Cozedura: 8-10 min - No frigorífico: 30 min

Ingredientes: 6 cápsulas de Dharkan (6 x 25 ml).

Para 12 bolachas juntas: 150 g de farinha - 100 g de açúcar em pó - 100 g de manteiga derretida - 50 g de creme de sésamo (tahiné) - 1 pitada de sal - 1 ovo.

Para o creme de café: 250 g de mascarpone - 50 g de manteiga derretida - 50 g de açúcar em pó - 1 cápsula de Dharkan (25 ml).

Coloque a farinha, o açúcar em pó, a manteiga cortada aos pedaços, o creme de sésamo e o sal na taça da batedeira e misture até que a mistura pareça areia. Adicione o ovo inteiro, misture alguns segundos até que a massa forme uma bola e envolva-a em película aderente 30 min. no frigorífico. Aqueça previamente o forno a 180 °C (termostato 6), retire o tabuleiro e forre-o com papel vegetal. Para o creme de café, bata com a batedeira o mascarpone, a manteiga derretida e o açúcar em pó, adicione o café (25 ml) não demasiado quente e deixe repousar no frigorífico. Estenda a massa na bancada de trabalho, polvilhada com farinha, corte 24 bolachas com um cortador e coloque-as, uma a uma, sobre o tabuleiro. Deixe-as cozer cerca de 8 a 10 min. e deixe-as arrefecer sobre uma grelha. De seguida, junte-as duas a duas, colando-as com o creme de café.

Acompanhe com um Dharkan.

Chávena Ritual Ristretto (Nespresso - design de Andrée Putman) – Copo de receitas e colher Glass Recipe (Nespresso). Prato (Rina Menardi). Pequena colher de madeira chabatree (Neest).





 


BOLO CHIFFON E LINIZIO LUNGO

Para 6 pessoas

Preparação: 15 min - Cozedura: 30 min

Ingredientes: 6 cápsulas de Linizio Lungo (6 x 110 ml).

Para o bolo: 4 ovos - 80 g de açúcar mascavado - 5 colh. de s. de leite - 5 colh. de s. de óleo neutro - 100 g de farinha - 1 colh. de café rasa de fermento - 1 pitada de salaçúcar em .

Ligue o forno a 180 °C (termostato 6). Separe as gemas das claras, bata 3 gemas (a 4ª não é utilizada) com metade do açúcar até que a mistura fique esbranquiçada; adicione o leite, o óleo, depois a farinha e o fermento peneirados e misture bem. Bata as 4 claras em castelo firmes com o sal. Adicione o restante do açúcar aos poucos, batendo até que as claras estejam reluzentes. Misture 3 colheres de sopa de claras batidas com as gemas para amaciar o preparado, depois misture o conjunto juntando com uma espátula, deite a massa numa forma para bolo chiffon ou numa forma para charlotte, não untada, no centro da qual terá colocado um cilindro forrado a papel vegetal e espesso para obter um buraco no meio. Deixe cozer o bolo durante cerca de 30 min., retire delicadamente o cilindro e deixe arrefecer sobre uma grelha, a forma virada para baixo. Deslize a lâmina de uma faca em redor da forma e depois desenforme o bolo.

Polvilhe-o com açúcar em pó.

Acompanhe com um Linizio Lungo.

Chávena Glass Lungo (Nespresso).




MELON PAN E VIVALTO LUNGO

Para 6 pessoas

Preparação: 20 min - Cozedura: 25 min - No frigorífico: 30 min - Levedura da massa:horas

Ingredientes: 6 cápsulas de Vivalto Lungo (6 x 110 ml).

Para 6 pães de leite: 250 g de farinha + para enfarinhar a massa - 30 g de açúcar - 75 g de manteiga derretida - 10 cl de leite morno - 15 g fermento de pasteleiro seco - 1 ovo - 1 pitada de sal.

Para o biscoito: 200 g de farinha - ½ pacote de fermento (1 colh. de café) - 1 pitada de sal - 40 g de açúcar - 50 g de manteiga derretida - 1 ovo - 4 colh. de s. de água - leite – açúcar cristalizado.

Prepare a massa para pão, dilua o fermento no leite morno, coloque a farinha na taça da batedeira com o açúcar, o ovo e o sal, depois verta o leite com o fermento, misture com as mãos até que a massa forme uma bola, adicione a manteiga derretida e um pouco de farinha se estiver a colar. Enfarinhe-a, divida-a em 12 bolas do tamanho de um ovo pequeno e deixe-as levedar num local morno, cobertas de um pano limpo durante cerca de 2 h. Para a massa do biscoito, misture a manteiga e o açúcar, adicione o ovo inteiro, continue a misturar e depois adicione a farinha, o fermento, o sal e a água. Misture com as mãos até que a massa forme igualmente uma bola, enfarinhe-a se necessário, enrole-a em papel vegetal ou película aderente, dando-lhe a forma de um chouriço e coloque no frigorífico 30 min. Aqueça previamente o forno a 180 °C (termostato 6), retire o tabuleiro do forno e coloque uma folha de papel vegetal por cima. Divida esta massa em 6 enrole-os em bolas e disponha-as na bancada de trabalho polvilhada com farinha em 6 discos com cerca de 12 cm de diâmetro. Tome um disco numa mão, coloque uma bola de massa levedada ao centro e abata o disco de massa para fechar a bola, molhando-as com um pouco de água para fazer com que a massa adira. Pincele a superfície com leite, marque com uma cruz, levemente longe. Polvilhe os melon pans com açúcar cristalizado. Coloque-os sobre o tabuleiro e deixe-os cozer no forno durante 20 a 25 min., até que estejam dourados e inchados.

Acompanhe com um Vivalto Lungo.

Chávena Glass Lungo (Nespresso). Pequena colher de madeira chabatree (Neest).




MACARONS DE SÉSAMO BRANCO E KAZAAR

Para 6 pessoas

Preparação: 20 min - Cozedura: 15 min

Ingredientes: 6 cápsulas de Kazaar (6 x 25 ml).

Para cerca de 24 macarons montados: 200 g de açúcar em - 100 g de amêndoas em - 50 g de sésamo branco + um pouco para a decoração - 5 claras de ovos - 100 g de açúcar em . Para o creme: 250 g de mascarpone - 50 g de açúcar em - ½ colh. de café de chá matcha.

Triture as sementes de sésamo em com a ajuda de uma picadora. Misture o açúcar em e as sementes de sésamo até obter um fino. Passe-o pela peneira. Bata as claras em castelo firmes com uma colher de sopa de açúcar. Adicione o resto do açúcar polvilhado no fim, batendo até que o batedor deixe vestígios nas claras. Misture os dois preparados, juntando com uma espátula maleável. Encha um saco de pasteleiro, com um cartucho liso e faça pequenos montes de massa numa folha de papel vegetal, colocada sobre a placa do forno, deixando espaço suficiente entre eles. Decore com sementes de sésamo e deixe-os cozer de 12 a 15 min. Para o creme, misture o mascarpone, o açúcar de confeiteiro e o chá match com a batedeira, e conserve no frigorífico. Quando os macarons estiverem cozidos, deixe-os arrefecer e depois junte-os, dois a dois, colando-os com 1 colher de café de creme.

Acompanhe com um Kazaar.

Chávena Ritual Ristretto (Nespresso - design de Andrée Putman). Prato de madeira (Fog Linen Work).




CHEESECAKE DE YUZU E COSI

Para 6 pessoas

Preparação: 10 min - Cozedura: 1 hora - No frigorífico: 1 noite

Ingredientes: 6 cápsulas de Cosi (6 x 40 ml).

Para o bolo: 600 g de queijo fresco - 100 g de natas de culinária - 80 g de açúcar em - 1 pacote de açúcar baunilhado - 4 ovos - 20 g de farinha - 8 colh. de s. de sumo de yuzu (citrino japonês).

Acenda o forno a 180 °C (termostato 6) e forre uma forma retangular com papel vegetal. Bata na batedeira o queijo fresco com as natas, o açúcar em e o açúcar baunilhado, adicione os ovos, um a um, a farinha e o sumo de yuzu. Verta o preparado na forma e deixe cozer 15 min. Reduza, de seguida, o forno a 100° C (termostato 3-4) e deixe cozer durante 45 min. Deixe arrefecer no forno com a porta aberta, depois coloque no frigorífico até ao dia seguinte. Conselho: pode substituir o sumo de yuzu pela mesma quantidade de uísque japonês Hibiki de 12 anos.

Acompanhe com um Cosi.

Copo de receitas e colher Glass Recipe (Nespresso). Prato (Rina Menardi). Pequena colher de madeira chabatree (Neest).




Realização Marie Leteuré - Estilismo Élodie Rambaud - Fotografias Jérôme Bilic



Nespresso e a alta gastronomia Big Bang sensorial anunciado

Nespresso

Nespresso e a alta gastronomia Big Bang sensorial anunciado

Ler Ler

Arquivos

Todos os sabores Ver Ver

© Nestlé Nespresso S.A. 2010 . Nespresso Policy . Terms & Conditions . Sobre nós . Credits . Nespresso Websites
Opsone Fcinq