Você está aqui : Página inicial > Cápsulas > IUCN sobre o alumínio
Cápsulas  

IUCN sobre o alumínio

Entrevista com Andrea Athanas, Responsável Sénior do Programa Negócios e Biodiversidade da União Internacional para a Conservação da Natureza.

  Cápsulas      Ambiente      Reciclagem    

“A UICN e a Nespresso estão a trabalhar juntas para promover a criação de um produto de "Alumínio Responsável ”


Fale-nos um pouco de si.

Sou a Responsável Sénior do Programa Negócios e Biodiversidade da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Sou responsável pelo trabalho da UICN no âmbito da energia, ecossistemas e condições de vida e coordeno o trabalho da UICN com as indústrias de extracção. O meu trabalho inclui a supervisão do desenvolvimento de ferramentas para a gestão dos impactos na biodiversidade de tecnologias energéticas, tais como biocombustíveis e energias renováveis em alto-mar, proporcionando formação no âmbito da avaliação do impacto ambiental e social de projectos e políticas de energia e inclui também o aconselhamento a programas da UICN relativamente ao seu trabalho no campo das energias.

Tenho um Mestrado Avaliação e Classificação Ambiental pela London School of Economics e um Bacharelato em Economia e Inglês pela Universidade de Michigan.



Conte-nos como está a UICN a trabalhar com a Nespresso na Ecolaboration. Quais são as principais áreas de envolvimento?

O objectivo global da parceria estratégica entre a UICN e a Nespresso consiste em melhorar a forma como a sustentabilidade e, em particular , as questões ecológicas são tratadas dentro da Nespresso e da sua cadeia de fornecedores. Os objectivos da parceria são os seguintes: um, criar uma diferenciação de mercado para o desempenho em termos de sustentabilidade (incluindo a biodiversidade) ao longo de toda a cadeia de valor do alumínio. Dois, medir e reforçar os resultados em termos ecológicos dos compromissos da Nespresso no âmbido da Ecolaboration e, três, explorar novos modelos de negócio, concebidos para minimizar a pegada da Nespresso no meio-ambiente.

A UICN e a Nespresso estão a trabalhar juntas para promover a criação de um produto de "Alumínio Responsável”, que demonstre um progresso medido e verificado na implementação de normas e práticas de sustentabilidade na indústria do alumínio. Isto implica que empresas fornecedoras da cadeia de valor do alumínio (desde os mineiros da bauxite até às empresas de reciclagem), intervenientes interessados da sociedade civil (organizações ambientais, de direitos humanos e de trabalho) e outros (organizações académicas, governamentais e internacionais) definam um conjunto de princípios e critérios e desenvolvam um sistema de verificação credível para a indústria do alumínio.

A UICN está empenhada com os seus Membros e parceiros no sentido de explorar a forma como alterações nos quadros das políticas podem promover tais soluções de reciclagem. Actualmente, a UICN procura identificar entre os seus membros e na sua rede parceiros experientes em cada país, para trabalharem numa estratégia de influência para as políticas de reciclagem a nível nacional e da UE. Este trabalho será feito em estreita colaboração com a Nespresso. Prevê-se que este tipo de trabalho seja suportado financeiramente pela Nespresso, proporcionando algumas vantagens aos parceiros colaboradores envolvidos na iniciativa.



A UICN é desde há muito um parceiro da Nespresso na Ecolaboration. Quais são os princípios-chave por trás da vossa relação?

A UICN tem interesse em trabalhar com a Nespresso neste programa de trabalho em virtude das oportunidades, tanto a curto como a longo prazo. No curto e a médio prazo, a iniciativa AluCycle proporciona à UICN uma oportunidade de influenciar os actores ao longo da cadeia de valor do alumínio a adoptar práticas mais sustentáveis, em particular práticas que salvaguardem a biodiversidade. Também a curto e médio prazo, trabalhar com a Nespresso oferece à UICN a oportunidade de influenciar cada consumidor europeu e, a nível global, no sentido de conservarem a biodiversidade e protegerem o meio ambiente. A longo prazo, uma relação com a Nespresso pode proporcionar à UICN a oportunidade de influenciar um líder de mercado na indústria do café a criar um novo modelo para a chávena de café mais sustentável, de maior qualidade e mais útil em todo o mundo.



Quais são os maiores desafios que enfrentou ao trabalhar com a Nespresso na Ecolaboration? Como é que os ultrapassou?

Qualquer relação entre o sector empresarial e quem não tem fins lucrativos enfrenta desafios, uma vez que as motivações dos dois sectores tendem a ser muito diferentes. No nosso trabalho com a Nespresso na Ecolaboration, um dos principais desafios até ao momento tem sido encontrar o equilíbrio certo entre liderança empresarial e responsabilidade transversal à indústria. Relativamente ao alumínio, a Nespresso assumiu claramente uma posição de liderança para promover o desenvolvimento de um "Alumínio Responsável", verificado por terceiros, que garantirá aos clientes, e à sociedade, que o alumínio usado nas cápsulas está a ser produzido de forma responsável. Esta posição de liderança desencadeou uma resposta a nível global da indústria na cadeia de valor do alumínio, de que a Nespresso faz parte. Mas nem todos os outros nessa cadeia de valor partilham das preocupações da Nespresso. Por isso, é importante – mas difícil – mantermo-nos fiéis à visão da Ecolaboration no contexto de uma iniciativa a nível da indústria.



O que espera do futuro da Ecolaboration?

Aquilo que mais espero para a Ecolaboration é que a visão do actual modelo de negócio da Nespresso relativamente à pegada ecológica inspire um novo modelo para a Nespresso, que tenha por base os princípios da natureza. Tomando como exemplo o trabalho do Bimimicry Institute, seria inspirador se a Nespresso encontrasse inovações que seguissem os "Princípios da Vida", que "nos ensinam a: construir a partir de baixo, construir, optimizar em vez de maximizar, utilizar energia gratuita, polinizar, abraçar a diversidade, adaptar e desenvolver, usar materiais e processos amigos da vida, envolver-se em relações simbióticas e melhorar a biosfera” http://www.biomimicryguild.com/guild_biomimicry.html.



IUCN - Unio Internacional de Conservao da Natureza

Nespresso

IUCN - União Internacional de Conservação da Natureza

Ler Ler event All on the topic

Archives

Tudo sobre cápsulas Visualizar Visualizar

© Nestlé Nespresso S.A. 2010 . Nespresso Policy . Terms & Conditions . About us . Glossary . Nespresso Websites
Opsone Fcinq